Tuesday, August 15, 2006

Sopa fria de pepino



Fizemos uma reuniãozinha na casa de uma das minhas amigas, a Scarlet, para definir os últimos detalhes das doações que vamos fazer à duas entidades assistenciais no Brasil, através da nossa associação Brazil in Davis. A Scarlet tinha preparado uma sopa fria de pepino e nos serviu. Eu achei uma delicia e facílima de fazer. Quando eu for fazer aqui em casa, vou omitir o alho, que acho que não fará falta. A sopa é refrescante e saborosa!

Sopa fria de pepino

* a quantidade de ingredientes é para um baldão. dá pra diminuir em um terço.

3 Pepinos bem grandes
3 xícaras de iogurte natural
1/4 de cebola
2 colheres de chá de cominho seco moído
1 dente de alho [* na minha sopa esse alho não entra...]
1 to 2 colheres de cha de sal
pimenta do reino fresca moída na hora
1 colher de sopa de azeite de oliva

Descascar e tirar as sementes dos pepinos. Colocar todos os ingredientes, menos o iogurte no food processor e moer bem. Acrescentar o iogurte. Servir gelado com um raminho de hortela.

21 comments:

Anonymous said...

Fer, que delícia de receita!! Adora sopa, no verão ou no inverno, e essa receita parece ser super refrescante!
A foto da varanda na minha última postagem é da casa de uns amigos meus. Mas dá vontade de ter uma igualzinha... é realmente linda e aconchegante!
Bjs

Maria.Helena said...

Calcule só que eu vi essa receita (com alguma pequenas variações) em duas publicações diferentes só hoje e quando entro aqui... vc fez!!!!! Que bom!!!! To aguada pra fazer tbm!!! rs

Beijocas

Carol Emboava said...

Hmmm, adoro sopas!
Já pepino, não dá! hehehe!
Se bem que acho que comi uma só vez. Quem sabe experimentando de novo! ;)

Beijinho!

Vivien Morgato : said...

Vou fazer em casa, parece deliciosaaaa...
Obrigada pela visita, beijos.

Anonymous said...

Que delícia esta sopa vou fazer o mais rápido possível! bjos

Anonymous said...

Eu só conhecia a Vichyssoise de sopa gelada,mas uma opção vou experimantar e depois te conto

Anonymous said...

Um dos legumes preferidos do meu marido é precisamente pepino!Ainda hoje comprámos 7 Kg dos biológicos(sim, leu bem 7 Kg)Esta sopa é uma óptima sugestão! Já tinha visto em livros mas visto aqui e experimentado por alguém deu-me a força para experimentar.Obrigada! um bjo de Portugal
Isabel

Anonymous said...

Aqui no Rio esta friiiio,eu postei hoje uma sopa bem quentinha!

oquefazerprojantar??? said...

tem um ar fresco e delicioso. Adoro sopas frias no verão.

Neide Rigo said...

Fer,
enquanto você armazena as sopas quentes para o frio, vou guardando seus sorvetes e sopas fria para o calor. Parece ótima! Beijos, N

Eduardo Lima said...

Dos deuses, dos deuses.

Marcia said...

Fer, obrigada pelo coment, dependendo da sua idade,pode ser o mesmo , fiz só 2 livros para União.
Minha sopa de pepino (postei em março ou abril) é bem parecida, só que vai kiwi junto. Bem, como já dizia Lavoisier....

Aline Neme said...

Fer, que bacana que resolveu começar a postar no blogger!!!!

Bjundas

Marcia said...

Fe
parcida com a minha, só não usei cominho e nem alho. Mas coloquei um kiwi juntos aos pepinos.
Muito refrescante. E, menina, vc não sabe o calorzão que estamos enfrentando desde já.
bj

. said...

Oi,Fer!

Me desculpe,só hoje passei pelo meu blog e vi seu recado.Tenho feito muitas exposições e acabo não entrando aqui.
É muita generosidade de sua parte fazer essa doação.Acho que elas iriam adorar,porque são bem pobres.
Tenho um tel de contato,lá da Comunidade.
Me passe seu e-mail,que envio para vc,ou se preferir me fale a mais a respeito,vou deixar meu e-mail para vc,ok?
novaesangelo@pop.com.br
Um grande beijo para vc.
Sonia novaes

Fernanda, se preferir pode ser FER said...

Adorei a idéia, amuuu pepinos!!!
Deixa esquentar um pouquinho aqui que farei esta receita com certeza.
Fernanda
http://mamaocomacucar.sampasite.com

Carlos Lopes said...

já fiquei louco pelo teu site, as cores, as receitas e ainda as fotos... to fuçando em tudo (esta semana me rendeu 3 ótimas fontes de consulta, o teu, o do bergamo e o panela de cobre) posso colocar teu link no meu blog? abç grande

Cláudia said...

Olá Fer, quanto tempo! Uma das sopas frias que mais gosto é a de pepino, tenho uma receitinha da revista Cláudia (bem antiga) que às vezes faço, e não vai alho também!

bjs

Home Made Chef De Cordeiro said...

quero que saiba que visito teu blog quando posso e faço algumas receitas em casa para testar e degustar.. não faço spam, apenas falo dos desafios para que todos participem... só isso... abçs!

Tretswelt said...

Parabens por todas as suas receitas...olho sempre,me visite!Beijos e boas festas p vc.Luciene

Richie said...

Oi Fer!

Obrigado pela visita lá na Cozinha Coletiva!

Eu tinha um certo receio de sopas frias até tomar Gazpacho... agora preciso provar dessa de pepinos!
Abraço!